
ILÊ AXÉ
ALOYÁ TONÍ
Candoble em Feira de Santana, Jogo de Búzios
Bem-vindo!
O ILÊ AXÉ ALOYÁ TONÍ, fica localizado em Feira de Santana, mas possui raízes africanas do Axé Bangboxê, que foi trazido da África no século passado por Iyá Kalá, Iyá Nassô e Iyá Detá, que juntamente com o Príncipe Bangboxê Obitikô (Rodolfo Martins de Andrade), fizeram a sua implantação no Brasil.
Em 1962, foi fundado na Bahia O Ilê Odô Ogê, por Iyá Caetana América Sowzer (neta de Bangboxê Obitikô) e por Iyá Brígida da Cruz (filha de Oxá Falakê) passando então, posteriormente para o Babalorixá Air José Souza de Jesus, "Pai Air" (bisneto de Bangboxê Obitikô), com a finalidade de cultuar os Orixás dos ancestrais e dar continuidade à tradição do Axé Bangboxê, de acordo com os ensinamentos recebidos dos antepassados. E de lá, "dessa água" que nasceu a YALORIXÁ MARLA (Oyá Toní).

NOSSA NAÇÃO
Os negros escravizados no Brasil, pertenciam a diversos grupos étnicos, incluindo os yorubás, os ewes, os fons, e os bantus. Como a religião se tornou semi-independente em regiões diferentes do país, entre grupos étnicos diferentes evoluíram diversas "divisões" ou nações, que se distinguem entre si, principalmente pelo conjunto de divindades veneradas. O atabaque (música) e a língua sagrada (dialeto) usada nos rituais.
Nosso ILÊ é de nação KETU ou Queto (Bahia) - Língua yoruba (Iorubá ou Nagô em Português), o deus único para a Nação Ketu é Olorum.
VISITE-NOS
Estamos sempre disponíveis para atender, esclarecer duvidas e aconselhar. Às quitas-feiras o atendimento é gratuito.